Carregando...

Archer Network

0

Notícias


Retro15k - O que é Pixel Art


Nome: Cleber Santos

Discord: Zephi#2098

Sobre: Graduando em Redes de Computadores, Técnico em Informática e Eletrônica, sempre apaixonado por tecnologias eletrônicas principalmente as que envolvem games viu no site uma opertunidade de juntar pessoas que compartilham dessa paixão ou que simplesmente desejam saber mais como funciona esse universo vasto e que nos diverte a tanto tempo.

Gravatar

Número de acessos: 437

Publicado em 08/09/2018 por Zephi

A Wikipedia define Pixel Art como:

 

"O pixel art ou arte pixel é uma forma de arte digital na qual as imagens são criadas ou editadas tendo como elemento básico os pixels."

 

Em detalhes, diferente dos gráficos em 3D onde se utiliza poligonos e texturas o 2D é mais simples, por se tratar da manipulação apenas da largura pela altura (sem a profundidade) a única opção de customização existente é se alterar os pontos (pixels) existentes entre os seus extremos.

 

Por exemplo em uma imagem preto e branco (na figura se utilizou cinza para representar o preto e assim melhorar o contraste em relação ao site) de tamanho 2x2 (largura x altura) só se pode ter no máximo 4 pixels, afinal 2x2=4, com isso se teria uma algo assim:

 

Imagem 2x2 ampliada
Fonte: o autor

 

Onde a única possibilidade seria a manipulação de qualquer um desses 4 pixels alterando sua cor para branco ou preto.

 

Em geral uma figura assim não teria muitas aplicações praticas, no entanto se aumentarmos o numero de pixels e a quantidade de cores que cada um pode ter, dai temos uma opção maior de customizaçâo, ou uma maior resolução.

 

Doge Pixel - 20x20, 4 cores, ampliada - by Hysteria
Fonte: http://www.althanas.com/oldworld/showthread.php?27087-Hysteria-s-House-of-Pixel-Art

 

Na figura acima foi utilizado uma resolução de 20x20 e 4 cores, como se pode perceber já é possivel editá-la para se assemelhar a algo que possamos associar com alguma coisa real, nesse caso um cachorro.

 

Em imagens de alta resolução como é o caso de fotografias digitais é possivel representar a realidade de maneira ideal, como a figura a seguir:

 

Imagem 370x423 utilizando mais de 2 milhões de cores
Fonte: o autor

 

Apesar da qualidade excelente nem sempre é possível utilizar imagens com essa qualidade, principalmente quando falamos em plataformas antigas como consoles clássicos, isso porque imagens de grande resolução e quantidade de cores consomem muita memória, e memória é igual a um maior custo de produção para a fabricante e consequentemente para o consumidor, além é claro de limitações técnicas na época.

 

Por essa razão as desenvolvedoras de games sempre tem em mente fazer o maximo de qualidade com a menor quantidade de memória possivel, ou seja se só é possivel em uma determinada plataforma ter um personagem na tela em resolução de 50 x 50 de 256 cores, deve ser feito uma arte que se enquadre nesse requisito e que seja o mais bonito e agradavel aos olhos possivel, se não corre-se o risco de condenar o jogo ao fracasso.

 

Hoje em dia os limites de memória são vastos mas isso nem sempre foi uma realidade em jogos antigos os designers de arte que faziam as sprites dos personagens e outros elementos visuais dos jogos eram artistas notórios, faziam um belissimo trabalho que até nos dias de hoje é impossível não aprecia-los como verdadeiras obras primas.

 

Pode-se ter um ganho de qualidade consideravel com apenas alguns pixels a mais de resolução, abaixo podemos ver a evolução do sprite de Rockman (Megaman nos EUA), sendo o primeiro do NES, o segundo Rockman X do SNES e o ultimo Rockman X4 do Playstation/Saturn, percebam que além da resolução a quantidade de cores também muda.

 

Rockman - 24 x 24 ampliado
Fonte: www.capcom.co.jp

 

 

Rockman X - 35 x 30 ampliado
Fonte: www.capcom.co.jp

 

 

Rockman X - 40 x 45 ampliado
Fonte: www.capcom.co.jp

 

Outro fator notável é como a fluidez da animação aumenta conforme as plataformas evoluem, isso porque para realizar uma animação são necessários varios frames que juntos ocupam uma memoria consideravel na plataforma.

 

Apesar de muito utilizado no passado, hoje em dia ainda é possivel achar novos jogos feitos em pixelart, ainda que sejam raros devido ao trabalho que da gerar frames de animação em Pixelart e a baixa opção de customização que se tem em relação ao 3D.

 

Em suma, quem já tentou brincar no Paintbrush se arriscando desenhar algo já deve ter percebido que não é nada fácil, agora imagine ter uma resolução minuscula e ainda limitação de quantidade de cores que você pode usar, não é a toa que artes em pixels nesse nivel são chamados de Pixel Arts e seus criadores verdadeiros artistas.

 

Obrigado a todos pela atenção e até a próxima.