Archer Network

ローディング!

0

Notícias


Retro15K - EZ-FLASH Junior


Nome: Cleber Santos

Discord: Zephi#2098

Sobre: Tecnólogo em Redes de Computadores, Técnico em Informática e Eletrônica, sempre apaixonado por tecnologias eletrônicas principalmente as que envolvem games viu no site uma opertunidade de juntar pessoas que compartilham dessa paixão ou que simplesmente desejam saber mais como funciona esse universo vasto e que nos diverte a tanto tempo.

Gravatar

Número de acessos: 109

Publicado em 18/06/2024 por Zephi

 

 

Como todos sabemos (e já foi tema de artigo aqui no site) comprar jogos usados de consoles antigos é um pesadelo no Brasil, preços exorbitantes, produtos a maioria das vezes bem mal conservados, boa parte das vezes é dificil sequer conseguir achar ele a venda mesmo que se enquadre em uma ou mais dessas caracteristicas, fora delas então é quase impossivel.

 

Por essa razão, consoles antigos pricipalmente os que utilizam cartuchos para funcionar são um desafio a parte no quesito conseguir jogos, no entanto cartuchos do tipo flash onde é possível gravar os arquivos de ROMs em um SDCard e coloca-los para rodar no console é uma ótima saída para conseguir colocar esses consoles de volta em produção.

 

O preço costuma variar bastante dependendo do cartucho flash e para qual console ele se destina, no caso do EZ-FLASH Junior que veremos nesse artigo destinado a Game Boy e Game Boy Color costuma variar entre R$350,00 e R$450,00 o que para os padrões atuais de economia é um preço aceitavel por um acessório desse tipo.

 

 

 

Configuração

 

Ao retirar da embalagem a primeira coisa verificar é a bateria interna que vem instalada dentro do cartucho, se ao ligar o Game Boy aparecer uma mensagem "DRY BATTERY" ela necessita ser trocada, essa bateria serve para manter o relógio interno que é utilizado em alguns jogos funcionando, o EZ-FLASH Jr. utiliza uma bateria CR1220 (No meu caso deu certo uma CR1130 que tinha fácil para comprar no varejo).

 

Para efetuar a troca basta retirar o unico parafuso do cartucho e deslizar a parte de cima no sentido dos contados, com isso a tampa irá sair e será possível acessar o circuito interno.

 

 

 

 

A segunda coisa é verificar a versão do firmware que veio instalado no EZ-FLASH Jr., ele vem juntamente com o kernel no arquivo zip que pode ser baixado em https://www.ezflash.cn/download/ mas para não nos confundirmos vamos por partes entendendo o que é um e outro:

 

 

Firmware: Vem instalado na memoria NAND interna do EZ-Flash Jr. (Não confundir com a memória do cartão SD), até a data desse artigo a versão mais recente é v4, ela é atualizada via arquivo "Update_FW4.gb", basta colocar ele no cartão SD e rodar como um jogo de Game Boy, no meu caso ele já veio com a última então não foi necessário a atualização.

 

Kernel: É instalado na raiz do cartão SD e tem como nome "ezgb.dat", ele roda direto do cartão SD então em caso de atualizações basta trocar esse arquivo e está pronto, cuidado para não esquecer de adicionar esse arquivo no cartão SD, se esquecer o EZ-Flash Jr. não irá funcionar.

 

 

IMPORTANTE: Somente utilize a combinação kernel / firmware recomendada no site, como é possível ver na foto abaixo:

 

 

Feito o download é hora de preparar o cartão SD que receberá o kernel e os jogos, para tal separe um cartão de no máximo 32GB e o formate como FAT32, em seguida copie o arquivo do kernel "ezgb.dat" para a raiz do cartão e se possível alguns jogos no formato .gb ou .gbc, não utilize a ROM em arquivo .zip.

Obs. Eu tentei incialmente um cartão de classe 4 e tive uma experiencia bem ruim com travamento durante a navegação dos arquivos ao mudar para um classe 10 o problema foi resolvido, para saber basta olhar no cartão de memória e procicar um C com um 10 dentro na marca do cartão como o da foto abaixo:

 

 

Em seguida coloque o EZ-FLASH Jr. em seu Game Boy, ao aparecer o menu aperte o botão SELECT três vezes e verifique a versão da Firmware e do Kernel, estando tudo ok estamos prontos para jogar

 

 

Para isso basta voltar ao menu incial apertando o botão SELECT mais uma vez, selecione um jogo apertando o botão A e verifique se está tudo ok.

 

 

Para trocar de jogo temos duas opções, ou desligamos o console e ligamos novamente ou apertamos a parte de tras do EZ-FLASH Jr pois ele possui um botão de reset embutido no cartucho, eu pessoalmente achei bem mais fácil dessa forma.

 

Outra dica é em jogos que utilizam a função de save, sempre espere após salvar um jogo pelo menos uns cinco segundos antes de desligar ou dar um reset no console, o motivo é que leva um tempo até o cartucho escrever o save no cartão SD e pode ser corrompido se for interrompido no proceso, os saves ficam na pasta "SAVER" na raiz do cartão SD, portanto em caso de formatar o cartão SD não se esqueça de fazer o backup dessa pasta antes.

 

Pessoal é isso que tinha para vocês, achei que seria importante compartilhar essas informações pois o produto é muito bom mas não é pegar da embalagem e jogar, caso tenham dúvidas ou dicas não deixem de postar nos comentários, até a próxima ;)