Carregando...

Archer Network

0

Tutoriais


Twitch - Conceitos básicos


Nome: Cleber Santos

Discord: Zephi#2098

Sobre: Tecnólogo em Redes de Computadores, Técnico em Informática e Eletrônica, sempre apaixonado por tecnologias eletrônicas principalmente as que envolvem games viu no site uma opertunidade de juntar pessoas que compartilham dessa paixão ou que simplesmente desejam saber mais como funciona esse universo vasto e que nos diverte a tanto tempo.

Gravatar

Número de acessos: 166

Publicado em 21/05/2019 por Zephi

Criado em 2011 o Twitch é uma plataforma de streaming (transmissão via vídeo) de jogos voltada para o público gamer, com diversos recursos e formas de interação entre o espectador e quem está transmitindo.

Existem várias semelhanças entre o Twitch, o Youtube Live e o Facebook Gaming no que se refere a transmissão e interatividade na parte de streaming, no entanto diferente do Youtube que complica muito nas questões de direitos autorais de conteúdo e do Facebook que ainda engatinha para tentar correr atrás da concorrência, o Twitch já se consolidou como uma plataforma sólida e confiável.

Em suma o Twitch permite unir jogadores que querem compartilhar suas jogatinas via transmissão de vídeo com pessoas que desejam assistir o gameplay, interagir e até mesmo realizar doação de bits (dinheiro virtual da plataforma comprado com dinheiro real), seu uso é bem fácil e veremos nos passos a seguir como utilizar essa plataforma seja para transmitir, seja para assistir.

 


 

1) Escolha da plataforma

O Twitch pode ser acessado por duas formas, via site em www.twitch.tv ou ainda baixando o aplicativo disponível para vários dispositivos em www.twitch.tv/downloads, feito isso você já pode assistir a todos os canais que são oferecidos, no entanto não será possível interagir nos chats pois para tal é necessário realizar um registro rápido no próprio site.

 

 


 

2) Registro

Apesar de não ser necessário para assistir a maioria das transmissões, para realizar interações nos vídeos ou mesmo transmitir é necessário o registro no Twitch, para isso basta ir no site www.twitch.tv, ir no canto superior direito no botão "Cadastrar-se" e informar seus dados.

 

 

Ao finalizar o cadastro será possível interagir nos chats dos vídeos e ainda por cima criar seu próprio canal e faça suas transmissões para pessoas do mundo inteiro.

 


 

3) Contribuições

Como dito anteriormente o Twitch utiliza uma moeda virtual chamada Bits, a qual pode ser adquirido via site ou aplicativo, uma vez com uma quantia maior que zero é possível enviar no chat um cheermote que nada mais é que um emoji que entrega uma certa quantia de bits ao usuário que está realizando a transmissão, e com isso o ajuda a manter o canal.

 

Para enviar um cheermote basta no chat do vídeo que você estiver assistindo clicar no botão ao lado do botão de emoji, como mostra a figura abaixo:

 

 

A quantia a ser enviada dependerá o tipo de cheermote a ser escolhido, ao ser escolhido um valor a animação será exibida no vídeo e confirmada no chat.

 

 

Lembrando que o envio de bits é uma forma de ajudar o canal e um incentivo ao jogador que está realizando o streaming.

 


 

4) Inscrição e notificação

Assim como no Youtube, é possível se inscrever para que um canal apareça na sua lista de favoritos e você consiga acompanhar as lives e envios de vídeos, para tal basta entrar no canal e clicar no ícone de coração como mostrado na imagem abaixo:

 

 

Ao se inscrever em um canal por padrão as notificações de eventos para ele ficam ativadas, ou seja assim que canal realizar uma live ou outro evento, o aplicativo irá avisa-lo, caso não deseje receber as notificações de um canal recém inscrito basta clicar no ícone do sino, como mostrado na imagem abaixo:

 

 


 

5) Transmitindo

Para realizar uma transmissão é necessário um programa a parte, que cuidará do envio dos dados para os servidores do Twitch , no entanto como essa parte foge um pouco dos conceitos básicos por ser de maior complexidade, deixo o link de um excelente tutorial do TecMundo ensinando quais os programas mais conhecidos e o passo a passo de cada um, basta clicar aqui.

 


 

Bom espero ter coberto o básico necessário para que seja possível assistir e interagir no Twitch, aliais vale lembrar que a Paulinha da Tsubasa Games possui um canal no Twitch que pode ser acessado aqui, não deixe de seguir o canal dela e acompanhar seus vídeos, um abraço a todos e até a próxima.