Carregando...

Archer Network

0

Tutoriais


Discord - Conceitos básicos


Nome: Cleber Santos

Discord: Zephi#2098

Sobre: Graduando em Redes de Computadores, Técnico em Informática e Eletrônica, sempre apaixonado por tecnologias eletrônicas principalmente as que envolvem games viu no site uma opertunidade de juntar pessoas que compartilham dessa paixão ou que simplesmente desejam saber mais como funciona esse universo vasto e que nos diverte a tanto tempo.

Gravatar

Número de acessos: 755

Publicado em 18/06/2018 por Zephi

 

Com a premissa de juntar os recursos do saudoso IRC com as funcionalidades de voz do Teamspeak em um único aplicativo, o Discord já vem fazendo novos usuários a cada dia, e com certeza seu sucesso já é inegável, no entanto como um aplicativo recente e diante de vários recursos é normal ficar um pouco confuso com sua forma de uso, portanto nesse tutorial vamos ver alguns pontos fundamentais de como utilizar suas principais funções.

 

 

 

 

 

 


 

1) Instalar o Discord

Realize o seu registro em https://discordapp.com/register, em seguida deve-se escolher a plataforma que se deseja instalar, para isso vá até o link (https://discordapp.com/download) e escolha seu sistema operacional, as opções de instalação são bem simples e intuitivas, se preferir também é possível utilizar a versão web em https://discordapp.com/login.

 


 

2) Adicionando amigos

Uma vez instalado e com uma conta registrada você receberá um DiscordTag, que nada mais é que o seu nome de usuário na rede do Discord, com ele será possível que seus amigos lhe adicionem nas suas listas e vice-versa, para adicionar um amigo basta clicar no botão no canto superior esquerdo da janela do aplicativo no botão "Mensagens diretas", em seguida em "Adicionar amigo" e depois digitar sua DiscordTag sempre no formato: nome seguido de hastag e quatro números (nomedousuario#nnnn).

E finalmente clicar em "Enviar pedido de amizade", como pode ser visto na imagem a seguir:

Imagem

Assim que seu amigo lhe aceitar vocês já podem trocar mensagens, lembrado que para trocar mensagens diretas com seus amigos não é necessário fazer parte de nenhum servidor.

 


 

3) Conectando a um servidor

No Discord os servidores são equivalentes a grupos de amigos, onde é possível conversar com chat de voz em grupo, chat, uso de bots entre outros recursos, no Teamspeak normalmente era necessário um endereço, as vezes senha e normalmente algum tipo de registro interno, já no Discord para ingressar em um servidor é necessário um convite.

Existem dois tipos de convites, o temporário que como o nome diz dura um determinado tempo e o permanente que não possui essa limitação, normalmente eles possuem o formato de um link que quando clicado lhe faz ingressar em um servidor, normalmente qualquer membro participante pode gerar um link para outros, ainda mais comum em servidores grandes é disponibilizar o convite permanente na página do Facebook ou mesmo em um site particular, o da AntBR por exemplo é https://discord.gg/yQUKHGB

 


 

4) Salas de voz e texto

Ao entrar em um servidor você perceberá que existem dois tipos de canais, um é o canal de texto que basicamente é um chat, possui recursos de imagem mas sem áudio, e é identificado pelo símbolo # antes do nome, igual os canais de um servidor IRC, e é claro não possuem espaço em seu nome.

Os canais de áudio por sua vez permitem apenas o envio e recebimento de áudio via streaming, não sendo possível conversar via texto, em seus nomes é possível utilizar espaço, maiúsculas e possui um ícone de um alto-falante na frente.

Imagem

Só é possível ingressar em um canal de texto por vez em cada servidor, ou seja você pode estar no servidor A em uma sala de texto e no servidor B em outra e assim por diante, no entanto diferente do Teamspeak não é possível ingressar em dois canais de audio ao mesmo tempo nem mesmo em dois servidores diferentes, ou seja se você estiver no servidor A em um canal de áudio e entrar em outro no servidor B a conexão do canal de áudio do servidor A será encerrada.

Para ingressar em um canal de texto ou áudio basta dar um clique no mesmo, no entanto ao ingressar em um canal de áudio aparecerá uma barra adicional em seu nick com alguns controles:

Imagem

 

A barrinha ao lado da mensagem "Voz conectada" indica a qualidade da conexão, ela fica verde e com três barras na qualidade máxima, com duas barras e amarela na mediana e com uma barra e vermelha na ruim.

Do lado direito o botão em um "i" informa as condições do link e na sequencia o botão com um telefone e um "x" desconecta o canal de áudio.

Em baixo você tem sua imagem de avatar com uma bolinha, ela indica seu status para outras pessoas:

 

Verde: Disponível.

Amarelo: Ausente.

Vermelho: não perturbe.

Cinza: Invisível, você está online mas ninguém irá ver na lista de amigos ou servidores.

 

Obs. o status pode ser alterado ao clicar em sua imagem de avatar nessa barra.

 

Ao lado direito do avatar temos o ícone do microfone que ativa e desativa o mesmo e idem para o ícone do fone de ouvido.

Em seguida temos o ícone da engrenagem que abre as configurações do aplicativo, esse item é importante pois nele é feita a configuração das opções do aplicativo que são muitas, no entanto nessa parte vamos focar na opção "Voz e vídeo", ao clicar nela será aberta a seguinte tela:

Imagem

Dispositivo de entrada: É possível escolher em uma lista qual o microfone deseja utilizar.

Dispositivo de saída: É possível escolher em uma lista qual o alto-falante ou fone de ouvido será utilizado.

Obs. em ambas as opções existem barras de volume em baixo que alteram o volume do microfone e do alto-falante ou fone de ouvido respectivamente.

Modo de entrada: Existem dois modos de utilizar um canal de áudio, ou ter de pressionar uma tecla para poder falar ou deixando o Discord detectar nossa voz (ou qualquer outro ruído) e abrir o microfone automaticamente, caso opte por pressionar uma tecla, configure a mesma na caixa "Atalho", basta clicar nessa caixa a apertar a tecla que deseja utilizar.

 


 

5) Cargos

Equivalente as tags ou permissões no Teamspeak, no Discord os grupos que o usuário pertence e lhe concede permissões no servidor são chamados de Cargos, não existe um limite de quantos cargos você pode ter, lembrando que as permissões dos maiores cargos sempre prevalecem sobre as menores.

Também não existe uma regra precisa de como são configurados, depende de como o dono do servidor inicialmente configurou.

Obs. existe um status especial chamado "Dono do servidor" que não é um cargo e sim uma tag especial (representada por um ícone de coroa ao lado do nome) que é concedida ao dono do servidor a qual o habilita a ter todas as permissões independente do cargo.

 


 

6) Bots

Além dos usuários normais (humanos por assim dizer) existe outra classe chamada BOT, que são programas que podem realizar diversas ações como moderar um servidor, tocar música, exibir informações importantes e etc, são facilmente reconhecidos por ter escrito BOT depois do nome na lista de pessoas do servidor.

Obs. normalmente bots respondem a comandos iniciando com caracteres como ! ; = entre outros, dependendo da forma que ele foi programado, e as vezes respondem a ações no servidor como por exemplo dando as boas vindas a novos membros.

 


 

Existem diversas opções e recursos no Discord que não caberia em um único tutorial, no entanto espero ter coberto os conceitos básicos e opções fundamentais de uso, para maiores informações acessem: https://support.discordapp.com/hc/en-us/articles/219470277-Getting-Started